
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta segunda-feira (13) com o papa Leão XIV, no Vaticano, em um encontro que abordou religião, fé, desafios globais e a realidade do Brasil. A informação foi divulgada pelo próprio presidente em seu perfil na rede social X.
Durante a conversa, Lula parabenizou o pontífice pela Exortação Apostólica Dilexi Te e destacou a mensagem de que fé e amor pelos mais pobres não podem ser separados. O presidente ressaltou a importância de criar um movimento global de indignação contra a desigualdade e afirmou que o documento do papa é uma referência a ser seguida.
O encontro também abordou a relação de Lula com líderes religiosos brasileiros, incluindo dom Paulo Evaristo Arns, dom Hélder Câmara, dom Luciano Mendes de Almeida, Pedro Casaldáliga e o atual presidente da CNBB, dom Jaime Spengler.
Na pauta internacional, o presidente conversou sobre sua participação na FAO, onde destacou que o Brasil foi retirado do Mapa da Fome duas vezes em dois anos e meio. Lula afirmou ainda que o país leva o debate sobre fome e pobreza para o mundo por meio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
O presidente também convidou o papa para a COP30, que será realizada em novembro em Belém, destacando a importância histórica de realizar a conferência no coração da Amazônia. Embora o pontífice não possa comparecer devido ao Jubileu, garantiu que o Vaticano terá representação no evento.
Além disso, Lula comentou a intenção do papa de visitar o Brasil em momento oportuno, reforçando que será recebido com fé e acolhimento pelo povo brasileiro. O presidente lembrou ainda das celebrações do Círio de Nazaré e do Dia de Nossa Senhora Aparecida, destacando a força da fé popular.
O encontro contou com a presença da primeira-dama Janja da Silva e dos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura.



