Teresina segunda-feira, 22 junho, 2026

PRF intensifica fiscalização contra antenas de internet instaladas em locais proibidos de veículos no Piauí

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificou, no Piauí, a fiscalização sobre o uso irregular de antenas de internet satelital instaladas em áreas envidraçadas dos veículos como para-brisas e vidros laterais dianteiros, consideradas indispensáveis à dirigibilidade. A prática é considerada uma infração grave segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pode comprometer diretamente a visibilidade do motorista, aumentando o risco de acidentes.

A ação busca coibir alterações que afetam a segurança viária, especialmente em rodovias, onde a atenção e a visibilidade do condutor são fatores decisivos para a prevenção de sinistros.

A instalação dessas antenas em áreas críticas para a visão do condutor se enquadra no Artigo 230, Inciso XVI, do CTB, que proíbe a condução de veículos com vidros parcial ou totalmente cobertos por objetos que dificultem a visibilidade. As penalidades aplicadas são:

  • Multa de R$ 195,23;

  • Perda de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH);

  • Retenção do veículo até a remoção da antena ou regularização da infração.

Apesar da praticidade da internet via satélite, a PRF alerta que a prioridade deve ser sempre a segurança no trânsito. A instalação indevida desses equipamentos pode dificultar a visão do motorista em situações críticas, como ultrapassagens, frenagens bruscas ou presença de pedestres e ciclistas nas vias.

“A maioria dos sinistros de trânsito tem como origem uma infração ou comportamento inadequado do condutor. Comprometer a visibilidade com acessórios mal instalados é um risco evitável”, destacou a corporação.

Orientações aos motoristas

Alteração nas características originais do veículo deve seguir as normas de segurança estabelecidas pelo CTB. Antes de instalar equipamentos como antenas externas, os motoristas devem consultar a legislação e buscar alternativas que não interfiram na dirigibilidade do veículo.

A iniciativa faz parte de um esforço contínuo para reduzir acidentes nas estradas federais que cortam o Piauí, promovendo um trânsito mais seguro para todos os usuários. A fiscalização seguirá sendo intensificada nos próximos dias em pontos estratégicos.