Teresina quinta-feira, 24 abril, 2025

Homem de 23 anos é preso por estupro de vulnerável após assumir namoro com menina de 12 anos, em Baixa Grande do Ribeiro, no Sul do Piauí

Um homem de 23 anos foi preso na segunda-feira (07) em Baixa Grande do Ribeiro, no Sul do Piauí, após assumir publicamente nas redes sociais um relacionamento com uma menina de 12 anos. O caso, denunciado pelo Conselho Tutelar, foi investigado pela polícia, que o prendeu sob a acusação de estupro de vulnerável, crime previsto no Artigo 217-A do Código Penal.

De acordo com o delegado Marcos Halan, responsável pelo caso, as autoridades agiram rapidamente após a denúncia, garantindo a proteção da adolescente e a prisão do acusado. A relação envolvendo uma criança de 12 anos é crime, independentemente de suposto consentimento. A lei é clara ao considerar essa situação como estupro de vulnerável, afirmou o delegado.

Entenda o crime de estupro de vulnerável

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) define como criança quem tem até 12 anos, e adolescente, dos 12 aos 18. Porém, o Código Penal enquadra como estupro de vulnerável qualquer ato libidinoso com menores de 14 anos, sem relevância do consentimento.

A pena para esse crime varia de 8 a 15 anos de reclusão, podendo chegar a 20 anos em casos agravados. O Piauí já registrou mais de 1.200 casos de estupro de vulnerável em menos de dois anos, segundo dados recentes.

Como denunciar?

  • Disque 100 (Direitos Humanos)

 

This site uses tracking to analyze visitor behavior. Do you accept?