O governador Rafael Fonteles anunciou para fevereiro o lançamento da SoberanIA, uma plataforma de inteligência artificial (IA) pioneira com base de dados totalmente em português. A ferramenta está sendo desenvolvida por técnicos do Governo do Piauí, em parceria com startups e pesquisadores brasileiros, e já conta com o suporte de um supercomputador instalado no datacenter do governo estadual.
A SoberanIA promete ser uma solução soberana e independente de big techs, destinada ao uso comercial por governos estaduais, municipais e empresas públicas. O presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), Ellen Gera, destacou que a plataforma vai otimizar o serviço público, permitindo o treinamento da IA com dados próprios do governo para a especialização em diversas áreas.
A ferramenta funcionará de forma semelhante ao ChatGPT, mas com o diferencial de ser treinada exclusivamente com dados em português. O secretário de Inteligência Artificial do Estado, André Macêdo, ressaltou que a SoberanIA permitirá a criação de um “governo conversacional”, facilitando o acesso dos cidadãos a informações e auxiliando na tomada de decisões das políticas públicas.
O projeto pretende impactar áreas como saúde, educação e segurança, além de oferecer um atendimento mais ágil por meio de assistentes virtuais.
- Aumento da passagem para Teresina mobiliza encontro de estudantes e trabalhadores em uma Assembleia Geral em José de Freitas
- Avó teria confessado participação no envenenamento que matou os cinco familiares em Parnaíba
- Blitz do BPR apreende veículos irregulares e recupera motos roubadas em José de Freitas
- Projeto de Lei visa substituir Tarifa Social e incentivar Energia Solar para famílias de baixa renda
- Transporte Escolar de José de Freitas: Um compromisso com segurança e qualidade