Teresina quarta-feira, 8 janeiro, 2025

Search
Close this search box.

Vitória histórica! Fernanda Torres vence Globo de Ouro de Melhor Atriz por ‘Ainda Estou Aqui’

Fernanda Torres se torna a primeira brasileira a vencer a levar o prêmio de Melhor Atriz (Drama) no Globo de Ouro, por ‘Ainda Estou Aqui’/ Foto: ROBYN BECK

A noite de domingo, 5 de janeiro de 2025, ficará marcada para o cinema brasileiro. Fernanda Torres, protagonista do aclamado longa “Ainda Estou Aqui”, conquistou o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama. A cerimônia, realizada no luxuoso Beverly Hilton Hotel, em Los Angeles, destacou a atuação brilhante da atriz, tornando-a a primeira brasileira a levar para casa o prêmio nessa categoria.

Emocionada ao receber o troféu, Fernanda dedicou sua vitória à mãe, a renomada atriz Fernanda Montenegro, e relembrou a histórica presença de Montenegro na mesma premiação há 25 anos, quando concorreu por “Central do Brasil”: 

“Meu Deus, eu não preparei nada porque eu não sei se eu estava pronta. Isso foi um ano incrível para os desempenhos de atrizes. Tantas atrizes aqui que eu admiro tanto. E, claro, eu quero agradecer ao Walter Salles, meu parceiro, meu amigo. Que história, Walter! E, é claro, eu quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não têm ideia. Ela estava aqui há 25 anos. E isso é uma prova que a arte pode resistir através da vida. Até durante momentos difíceis pelos quais a personagem que eu interpretei, Eunice Paiva, passou E a mesma coisa que está acontecendo no mundo hoje. Tanto medo. Esse é um filme que nos ajudou a pensar em como sobreviver em tempos como esses. Então, para a minha mãe, para a minha família, para o Andrucha (Waddington, marido), para o Selton (Mello, ator), meus filhos. E para todos, muito obrigada ao Globo de Ouro, Michael Parker, Mara, tantas pessoas. Muito obrigada!”

Fernanda competiu com nomes de peso da indústria cinematográfica, como Nicole Kidman, Angelina Jolie, Pamela Anderson, Tilda Swinton e Kate Winslet, mas foi sua interpretação da advogada Eunice Paiva em “Ainda Estou Aqui” que garantiu o reconhecimento. O longa, dirigido por Walter Salles, retrata a vida da família Paiva durante a ditadura militar no Brasil, em especial a luta de Eunice para encontrar respostas sobre o desaparecimento do marido, o deputado Rubens Paiva, sequestrado e morto pelo regime em 1971.

Fernanda Torres protagoniza em “Ainda estou aqui”, a  luta de Eunice Paiva durante a Ditadura no Brasil/Foto: Reprodução 

O sucesso de “Ainda Estou Aqui” já era evidente desde sua estreia em festivais internacionais, como o Festival de Veneza, onde foi aplaudido de pé por 14 minutos. A força da narrativa e a interpretação de Fernanda Torres cativaram a crítica e o público, consolidando a obra como um marco do cinema nacional. Embora o filme tenha sido indicado ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Globo de Ouro, a produção francesa “Emilia Pérez” levou a estatueta nessa categoria.

A vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro não apenas enaltece sua carreira, mas também reafirma o potencial do cinema brasileiro no cenário internacional. Com a atenção gerada pela conquista, as expectativas para uma possível indicação ao Oscar 2025 aumentam. Caso isso se concretize, Fernanda poderá seguir os passos de sua mãe, que foi indicada ao Oscar em 1999 por “Central do Brasil”.

Para além do impacto no cinema, a escolha de Fernanda em recusar o icônico papel de Odete Roitman no remake de “Vale Tudo” para se dedicar à divulgação de “Ainda Estou Aqui” se provou acertada. A atriz, que se tornou uma das grandes figuras brasileiras a conquistar o estrelato em Hollywood, agora soma esse importante reconhecimento internacional à sua vasta carreira.