Teresina quinta-feira, 19 setembro, 2024

Search
Close this search box.

Vigilância Sanitária em ação: 7 mil estabelecimentos de Teresina foram avaliados no 1º semestre

Fundação Municipal de Saúde/Foto: Reprodução

Em 2024, a Vigilância Sanitária de Teresina, sob a coordenação da Fundação Municipal de Saúde (FMS), intensificou suas ações de monitoramento e controle de saúde pública. Entre janeiro e junho, foram realizadas 7.052 inspeções em diversos estabelecimentos, com foco na segurança alimentar e na conformidade com as normas sanitárias.

Durante o semestre, 1.587 estabelecimentos foram devidamente licenciados pela Vigilância Municipal. Os demais, apesar de não necessitarem de Licença Sanitária devido à Lei da Liberdade Econômica, passaram por inspeções para garantir a observância das regulamentações sanitárias vigentes.

A Gerência de Vigilância Sanitária (GEVISA) também promoveu 392 atividades educativas voltadas ao público geral. Essas atividades abordaram temas como o consumo seguro de alimentos e bebidas, prevenção de doenças alimentares e a importância da vigilância sanitária. Além disso, foram realizadas 1.853 atividades educativas para o setor regulado, com foco em estabelecimentos de alimentos, saúde, entretenimento e instituições de ensino.

Em colaboração com a ANVISA, a GEVISA participou de uma capacitação em São Paulo, onde representantes locais se atualizaram sobre boas práticas de inspeção em serviços de saúde. As atividades incluíram visitas técnicas e a elaboração de planos de ação para melhorar a qualidade do sistema de vigilância.

 

     Clique aqui e faça parte do Portal Repórter Piauí no Telegram

MENU