Uma falha de segurança no sistema da Shopee expôs dados pessoais de 150 chaves Pix, conforme informou o Banco Central (BC) na noite desta quinta-feira (19/09). As informações vazadas incluem nome, CPF, instituição bancária, agência, número e tipo de conta, mas, segundo o BC, dados sensíveis como senhas e movimentações financeiras não foram comprometidos.
A Shopee, responsável pela plataforma “SHPP Brasil Instituição de Pagamento e Serviços de Pagamentos LTDA.”, ainda não se manifestou oficialmente sobre o incidente.
De acordo com o BC, as informações vazadas são apenas cadastrais e não permitem movimentação de recursos ou acesso às contas. Os clientes afetados serão notificados exclusivamente por seus aplicativos de banco ou internet banking. O Banco Central enfatizou que não usará outros meios, como e-mails ou SMS, para entrar em contato com os usuários afetados.
Além disso, o BC já tomou medidas para investigar o caso e aplicará as sanções previstas na legislação. Este é o 15º incidente de vazamento relacionado ao Pix desde a sua criação, sendo que a lista completa das instituições afetadas pode ser consultada no site oficial do BC.
DESTAQUES DO DIA
- Hemopi busca ampliar cadastro de doadores de medula óssea no Piauí com evento em Teresina
- PRF apreende mais de 34 m³ de madeira ilegal durante fiscalização na PI-110, em Batalha (PI)
- Polícia Federal desarticula esquema de fraudes bancárias que usava dados de policiais falecidos no Piauí
- Piauí se destaca no nordeste com alta de denúncias de assédio eleitoral nas eleições