Teresina sábado, 11 janeiro, 2025

Search
Close this search box.

Uma rotina intensa e com falta de atenção nas atividades, podem trazer muitos prejuízos.

A prática de atenção plena significa estar inteiramente ciente no momento presente do que está acontecendo. Estar plenamente ciente significa não estar pensando, julgando ou tentando controlar o que está ocorrendo ao seu redor. Tudo isso está distante da conscientização.

É uma maneira de observar a experiência diretamente, em vez de observá-la por meio de uma série de conceitos, ideias e opiniões. Como por exemplo: Um exercício de ter atenção voltada totalmente para sua respiração.

Feche seus olhos e comece por colocar sua atenção em sua respiração. Perceba como o ar entra e sai, como a respiração sobe e desce. Ela faz isso por conta própria, você não precisa fazer nada para que a respiração ocorra. Continue a observar a respiração, momento a momento, conforme ela flui. O que você observará a seguir (provavelmente em poucos segundos) será a mente fugindo da respiração e passando ao mundo do pensamento. Talvez você fique distraído por alguma preocupação, por algum sentimento de que você deveria estar fazendo alguma coisa em vez de só ficar sentado aí. Ou, ao ouvir certos sons, você pode começar percebendo qual é a origem deles ou o que eles querem dizer.

Não importa qual seja o conteúdo do pensamento. A chave é esta: tão logo você se torne ciente de que a atenção se desviou, traga-a, suave, mas firmemente, de volta à sua respiração, de volta ao momento. Faça isso sem julgamento, simplesmente traga-a de volta. Conforme você vai praticando a atenção plena, provavelmente ficará motivado para ampliar à outras atividades.

Se você é uma pessoa que sofre de ansiedade, praticar a atenção plena pode ajudá-lo a enfrentar as causas primeiras de sua preocupação – seu medo e sua tensão. Ela o ajudará a ficar no presente, momento em que a ansiedade não existe e acalmará sua mente e relaxará seu corpo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

•Rafaelle Lima dos Reis Alves
•Psicóloga clínica
•Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental
•Foco em Transtornos Ansiosos, Depressão, Bipolar, TDAH.
* Atendimento on-line para jovens, adultos e idosos.

DESTAQUES DO DIA

 

Portal Repórter Piauí no Instagram