Um vídeo da cantora e compositora Tertuliana Lustosa dançando com um vestido curto durante um seminário na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) viralizou nas redes sociais nesta quinta-feira (17/10). A performance ocorreu enquanto ela participava de uma mesa redonda do Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política (GAEP).
Tertuliana, que é conhecida por seus trabalhos como historiadora, escritora e integrante da banda “A Travestis”, que aborda questões da comunidade LGBTQI+, já havia causado repercussão em 2023 ao realizar uma palestra intitulada “Educando com o cu: traveco-terrorismo e descolonialidade de gênero” na Universidade Federal da Bahia (UFBA). O evento, apesar do título polêmico, discutiu pedagogia corporal com ênfase em tradições indígenas e africanas.
Após a viralizar o vídeo, a UFMA emitiu uma nota afirmando que está apurando o ocorrido e que tomará providências cabíveis. A instituição reafirmou seu compromisso com um ambiente acadêmico inclusivo e respeitoso, destacando que, embora a liberdade de expressão seja um pilar da academia, é fundamental manter o respeito e a harmonia entre seus membros.
A universidade também ressaltou que os cursos possuem autonomia para abordar uma variedade de temas científicos e sociais, mas que ações que desrespeitem os valores institucionais não são toleradas. A UFMA finalizou a nota reforçando seu compromisso com uma educação pública, gratuita e de qualidade, em um ambiente de pluralidade e respeito.
Tertuliana Lustosa é natural de Corrente, no Piauí, e cresceu em Salvador. Ela é graduada em História da Arte pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e tem um longo histórico de envolvimento com causas LGBTQI+ e debates sobre pedagogia descolonial.
DESTAQUES DO DIA
- TCE-PI suspende concurso da Guarda Municipal de Teresina por irregularidades
- Ônibus da empresa Guanabara pega fogo na BR-343 em Teresina; ninguém se feriu
- Candidatos que farão o Enem 2024 poderão utilizar documentos digitais para identificação
- Bloqueio do uso do cartão do Bolsa Família para apostas esportivas será implementado
- Teresina e Barras receberão 256 novas unidades habitacionais pelo programa Minha Casa, Minha Vida
Portal Repórter Piauí no Instagram Portal Repórter Piauí no Facebook