Teresina sexta-feira, 15 novembro, 2024

Search
Close this search box.

TRE-RJ anula votos de candidato e Léo Vieira é declarado prefeito de São João de Meriti no primeiro turno

Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro/Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) determinou a anulação dos votos de Professor Joziel (DC), quinto colocado na eleição para a Prefeitura de São João de Meriti, resultando na vitória de Léo Vieira (Republicanos) ainda no primeiro turno. A decisão foi publicada em uma edição extra do Diário da Justiça nesta terça-feira, 8 de outubro, e alterou significativamente o cenário eleitoral no município.

Antes da anulação dos votos de Joziel, Léo Vieira havia conquistado 49,82% dos votos (122.399), o que indicava a realização de um segundo turno contra Valdecy da Saúde (PL), que ficou em segundo lugar com 33,01% (81.102 votos). Contudo, com a exclusão dos 2.624 votos dados ao candidato da Democracia Cristã (DC), Vieira superou a marca de 50% dos votos válidos, alcançando 50,91%, o suficiente para garantir a vitória no primeiro turno.

A decisão do TRE-RJ foi motivada por uma ação da coligação de Léo Vieira, que contestava a legalidade da candidatura de Professor Joziel devido a uma irregularidade na substituição do seu candidato a vice-prefeito, Felipe Juventude (DC). De acordo com a Justiça Eleitoral, o prazo para a troca de candidatos havia expirado em 17 de setembro, mas o DC não conseguiu realizar a mudança dentro do período estabelecido. Felipe Juventude teve seu registro de candidatura indeferido em caráter definitivo em 11 de setembro, o que resultou na anulação da chapa de Joziel.

Com a decisão assinada pela juíza Renata Travassos Medina de Macedo, da 88ª Zona Eleitoral, foi suspenso o segundo turno das eleições municipais em São João de Meriti. Assim, Léo Vieira foi oficialmente declarado o novo prefeito, sem a necessidade de uma nova disputa.

Essa reviravolta eleitoral sublinha a importância do cumprimento das regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral, uma vez que questões administrativas, como a substituição de candidatos, podem ter impacto decisivo no resultado das eleições.

As informações são da Agência Brasil.

DESTAQUES DO DIA