Teresina recebeu um novo lote de vacinas contra a dengue e inicia hoje (14/11), a partir das 10h, novas vagas de agendamento para a primeira dose no site oficial da Fundação Municipal de Saúde (FMS) (vacinateresina.fms.pmt.pi.gov.br). As doses são destinadas a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária priorizada pelo Ministério da Saúde.
Segundo a coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias, foram enviadas 3.300 doses para a capital, quantidade insuficiente para atender todo o público-alvo, o que motivou a retomada do sistema de agendamento. “Desta vez, foram enviadas apenas 3.300 doses para a capital, que vai contemplar apenas uma parte do público-alvo”, informou Emanuelle.
O esquema vacinal contra a dengue prevê duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Para aqueles que tiveram dengue recentemente, recomenda-se um intervalo de seis meses antes de iniciar a vacinação. No ato, é necessário apresentar CPF ou cartão do SUS, documento de identificação, caderneta de vacina e comprovante de endereço de Teresina.
Chamado para Segunda Dose
A FMS alerta que cerca de 2.028 crianças e adolescentes que tomaram a primeira dose não retornaram para completar o esquema vacinal. “Fazemos um chamamento para que os pais levem seus filhos para a segunda dose, e, para facilitar, disponibilizamos oito postos de vacinação por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento”, explicou Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS.
Os postos estão distribuídos por todas as zonas da cidade, com horários variados:
- Zona Leste: UBS Santa Isabel (manhã) e Teresina Shopping (13h às 18h)
- Zona Sudeste: UBS Carlos Alberto (manhã e tarde)
- Zona Norte: UBSs Poty Velho e Parque Brasil
- Zona Sul: UBSs Cristo Rei, Lourival Parente e Porto Alegre
DESTAQUES DO DIA
- Centro Médico e Diagnóstico Dra. Lucia Costa Farias realiza ação especial de saúde no Dia Mundial do Combate à Diabetes
- José de Freitas realiza campanha de conscientização contra queimadas com apoio da Secretaria do Meio Ambiente
- Ministro do STF, Luiz Fux, determina medidas imediatas para proteger recursos do Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC) contra apostas online
- Prova de Vida do INSS: 17 milhões de brasileiros dispensam ida ao banco neste ano
- Um terço dos professores de escolas públicas não têm a formação adequada para lecionar: entenda os dados