O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) implementará a partir da próxima segunda-feira, dia 14 de outubro, um processo de transição para o acompanhamento das administrações municipais. O objetivo é garantir uma transição eficiente entre os gestores que deixarão e os que assumirão as prefeituras após as eleições. Em janeiro, será realizado um grande treinamento para orientar as novas equipes sobre como proceder na prestação de contas.
De acordo com o presidente do TCE-PI, conselheiro Kennedy Barros, a transição é uma medida de civilidade e responsabilidade administrativa. Ele destacou que os gestores que estão de saída devem disponibilizar as informações necessárias para a equipe sucessora, evitando criar dificuldades para a nova gestão. Barros criticou a prática de alguns gestores que, após perderem as eleições, geram despesas excessivas e comprometem a situação financeira dos municípios.
“Infelizmente, ainda existe uma cultura em que, ao perder a eleição, alguns tentam criar obstáculos, como endividar o município e aumentar contratações desnecessárias”, afirmou o presidente. Ele ressaltou que atitudes desse tipo podem levar à reprovação de contas, imputação de danos, e até a inquéritos criminais por parte do Ministério Público e da polícia, podendo resultar em inelegibilidade.
O treinamento programado para janeiro será voltado para as áreas de licitação, contratação, folha de pessoal e pagamento, visando preparar os novos gestores para conduzir a administração de forma adequada e transparente. Segundo Barros, o TCE atua como uma espécie de “consultoria gratuita”, auxiliando os gestores a seguirem as melhores práticas administrativas, evitando erros futuros.
Com essa iniciativa, o TCE-PI busca garantir um processo de transição organizado e uma gestão pública eficiente, favorecendo tanto os novos gestores quanto a população que será diretamente impactada pelas administrações municipais.
DESTAQUES DO DIA
- Governo Federal intensifica regulação de apostas online com medidas de controle de identificação por CPF
- Menina atropelada por namorado de influencer Lokinho permanece em coma na UTI
- Agricultor é condenado a 16 anos por participação em assassinato de líder ambientalista
- Força-tarefa combate incêndios florestais em José de Freitas e evita tragédia em áreas rurais
- Uma rotina intensa e com falta de atenção nas atividades, podem trazer muitos prejuízos.