A Receita Federal iniciou hoje (31/10) o pagamento do lote de restituições da malha fina de outubro para mais de 264 mil contribuintes que resolveram pendências em suas declarações de Imposto de Renda. A ação totaliza R$ 700 milhões em devoluções, beneficiando especialmente grupos com prioridade, como idosos, professores e pessoas com deficiência.
Aproximadamente 53% dos valores destinam-se aos chamados contribuintes prioritários. Um destaque neste lote é a inclusão de cidadãos do Rio Grande do Sul, adicionados à lista preferencial devido às enchentes que afetaram o estado neste ano. Entre os beneficiários prioritários, cerca de 126 mil contribuintes que usaram chave Pix vinculada ao CPF ou preencheram a declaração automaticamente receberão os valores com maior agilidade.
Contribuintes que não informaram a chave Pix ou não se enquadram em categorias prioritárias também foram contemplados, mas com menor rapidez no processamento. A consulta sobre a inclusão neste lote pode ser realizada na página da Receita Federal ou no aplicativo da instituição.
Para casos em que o pagamento não possa ser concluído na conta indicada, o valor ficará disponível para saque por até um ano no Banco do Brasil. Se não houver resgate nesse período, o cidadão poderá requerer o valor pelo Portal e-CAC da Receita Federal, acessando as informações no menu “Meu Imposto de Renda”.
- Piauí registra altas temperaturas e se destaca no ranking nacional
- Estupro de Vulnerável: Uma análise por Arnaldo Eugênio, Doutor em Antropologia
- Aegea vence leilão e assume concessão de água e esgoto em quase todo o Piauí por 35 anos
- Brasil inova na detecção do Câncer de Colo de Útero com teste de DNA para HPV
- Incêndio de grandes proporções consome mata na Serra da Ibiapaba e afeta moradores de Cocal dos Alves