Teresina sábado, 1 fevereiro, 2025

Professores e gestores do Piauí participarão de missão educacional no National Institute of Education de Singapura

Professores da Seduc farão exames no instituto de Singapura que é referência mundial/ Foto: Reprodução/Governo do Piauí/Gabriel Paulino

Uma missão educativa histórica será realizada em abril, com a participação de cerca de 30 professores e gestores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) do Piauí. Eles irão ao National Institute of Education (NIE) de Singapura, uma referência global em educação, para conhecer de perto o modelo educacional que coloca o país entre os melhores no ranking do PISA, exame internacional de desempenho escolar.

O governador Rafael Fonteles destacou que a missão é um desdobramento da parceria firmada no ano passado com o Instituto de Educação de Singapura. “Este é um passo concreto para aprimorar nossa educação, trazendo o melhor do sistema de ensino de Singapura para o Piauí, com o compromisso de replicar essa metodologia na rede estadual de educação”, afirmou. Fonteles ressaltou que o objetivo é transformar o estado em uma referência de qualidade educacional no Brasil e no mundo.

Para o secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, a missão representará uma fonte de inspiração para os educadores do Piauí. Ele lembra que, durante a missão anterior ao país asiático, foi possível conhecer elementos que contribuem para o sucesso educacional de Singapura, e agora os professores e gestores do estado terão a oportunidade de absorver essas práticas e disseminá-las nas escolas piauiense.

Os participantes terão acesso a conteúdos ricos, como a estrutura do sistema educacional de Singapura, liderança e gestão escolar, inovações pedagógicas, e práticas de apoio acadêmico e socioemocional para os alunos. As atividades também incluem temas como o uso de tecnologias no ensino, construção de escolas resilientes e a importância da pesquisa e inovação pedagógica.

Sula Maria, coordenadora de Ensino da 5ª GRE de Campo Maior, expressou sua satisfação em fazer parte da missão. “Após 38 anos de dedicação à educação do Piauí, poder aprender com uma das melhores experiências educacionais do mundo é uma grande responsabilidade. Vou absorver tudo o que puder para ajudar nosso estado a alcançar uma história de sucesso”, afirmou emocionada.

Essa missão visa trazer mudanças significativas no ensino piauiense, promovendo a integração de novas práticas e tecnologias que possam contribuir para o desenvolvimento de um sistema educacional mais eficiente e alinhado às necessidades do futuro.

 

Fonte: Governo do Piauí