Teresina sexta-feira, 15 novembro, 2024

Search
Close this search box.

PRF de Bom Jesus garante segurança e cuidados para homem com Transtorno Bipolar; Homem desorientado fugiu de casa, em Natal (RN)

Após cinco dias intensos de trabalho coordenado, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) concluiu com sucesso uma ocorrência envolvendo um homem com transtorno bipolar que se encontrava em fase de euforia. O caso começou em 24 de outubro, quando o homem, desorientado, chegou à Unidade Operacional (UOP) da PRF em Bom Jesus, no Piauí, após deixar Natal (RN) sem avisar sua família.

De acordo com os familiares, o homem saiu de Natal no dia 22, dirigindo o carro da família durante um episódio de euforia. Preocupados com seu desaparecimento e estado mental, os parentes registraram um boletim de ocorrência no dia 23. No dia seguinte, a PRF localizou o homem e informou a família, que enviou um laudo psiquiátrico recomendando internação imediata.

Ele foi inicialmente levado ao UPA de Bom Jesus para avaliação, mas foi liberado por não apresentar sintomas graves. No entanto, horas depois, retornou à UOP, insistindo em continuar sua viagem para Brasília. Após mais uma avaliação na UPA, ele foi novamente liberado. Com a situação preocupante, a família solicitou novamente a ajuda da PRF.

Na noite de 25 de outubro, a equipe da PRF encontrou o homem perambulando pela cidade e, com paciência, convenceu-o a retornar à UPA e aceitar a medicação indicada. A PRF também coordenou com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) a reserva de um leito psiquiátrico no hospital regional, garantindo sua segurança até a chegada de um familiar vindo de Natal.

Na manhã do dia 26, já internado, o homem apresentou agitação e tentou deixar o hospital, mas a PRF, através de uma abordagem cuidadosa, conseguiu convencê-lo a permanecer internado até a chegada de um parente. Após a visita de um familiar, ele pediu para falar novamente com os “amigos da PRF”. A assistente social do hospital facilitou uma chamada de vídeo, e, após o contato, ele aceitou voltar para Natal.

Na manhã de 27 de outubro, o homem e seu familiar deixaram Bom Jesus com destino a Natal, com a PRF acompanhando remotamente para garantir um retorno seguro. No dia 28, a esposa do homem entrou em contato com os agentes para expressar sua gratidão pelo apoio durante a ocorrência, informando que ambos chegaram em segurança à capital potiguar e estão tomando as providências necessárias para a internação recomendada.