Teresina quarta-feira, 25 dezembro, 2024

Search
Close this search box.

Presidente Lula é internado de emergência em São Paulo para drenagem de hematoma

Foto: Foto: Ton Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi internado de urgência na noite desta segunda-feira (9), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após sentir dores de cabeça ainda em Brasília. Ele foi submetido a uma cirurgia para drenagem de um hematoma decorrente de um acidente doméstico sofrido em outubro. O presidente está internado na UTI e, de acordo com o boletim médico, “encontra-se bem” e está sob monitoramento constante.

O que aconteceu com o Presidente Lula?

Lula passou mal no fim da noite de segunda-feira, apresentando fortes dores de cabeça enquanto estava em Brasília. Ele foi levado a uma unidade de saúde local, onde realizou exames de imagem. A ressonância magnética detectou uma hemorragia intracraniana, causada pela queda que sofreu no dia 19 de outubro. Após a descoberta, o presidente foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde foi submetido a uma craniotomia para drenagem do hematoma. A cirurgia foi concluída sem intercorrências.

O presidente está na UTI sob os cuidados de uma equipe médica liderada pelos especialistas Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio. Segundo o boletim médico divulgado às 3h20 desta terça-feira (10), Lula estava acordado e consciente por volta de 8h30 da manhã. Uma nova atualização sobre o quadro de saúde será feita em entrevista coletiva marcada para as 9h.

O hospital informou que o presidente permanecerá sob monitoramento intensivo, e sua recuperação está sendo acompanhada de perto pela equipe médica.

Como foi o acidente doméstico do Presidente Lula?

No dia 19 de outubro, Lula sofreu uma queda no banheiro da residência oficial da Presidência, em Brasília, batendo a região da nuca. Ele precisou levar cinco pontos e passou por exames de imagem, que indicaram a necessidade de acompanhamento. Na ocasião, o presidente foi liberado após uma breve internação, mas foi aconselhado a cancelar compromissos internacionais, como a viagem para a cúpula do Brics na Rússia, para se recuperar adequadamente.

Embora o presidente tenha classificado o acidente como “grave”, ele garantiu que não houve lesões mais sérias. Em conversa com um colega político na época, Lula chegou a minimizar o incidente, chamando-o de “bobagem”.