Teresina quarta-feira, 25 dezembro, 2024

Search
Close this search box.

Prefeitura de Teresina suspende licitação de R$ 1,6 Bilhão para Coleta de Lixo

Prefeitura de Teresina suspende pela terceira vez licitação de Coleta de Lixo Doméstico/Foto: Reprodução

A Prefeitura de Teresina anunciou a suspensão do processo licitatório, avaliado em R$ 1,6 bilhão, destinado à contratação de uma empresa para a coleta e transporte de resíduos sólidos urbanos. A decisão, que já ocorre pela terceira vez, foi tomada após recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e implica na gestão do aterro sanitário da cidade.

O processo licitatório, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos, tinha a abertura dos envelopes prevista para o dia 29 de outubro. Com a suspensão, os serviços continuarão sendo prestados pela empresa Litucera em caráter emergencial, uma solução que já enfrentou problemas nos últimos meses, resultando em paralisações que deixaram a cidade acumulando lixo em várias ocasiões.

A gestão do processo licitatório ficará a cargo do próximo prefeito de Teresina, Silvio Mendes, eleito nas últimas eleições. O contrato emergencial com a Litucera está programado para encerrar no final deste ano, e o novo prefeito deverá aproveitar esse contrato nos primeiros meses de sua administração, até que o processo licitatório seja efetivamente concluído e uma nova empresa assuma os serviços de coleta e gestão de resíduos. A suspensão levanta preocupações sobre a continuidade e a eficiência dos serviços de limpeza urbana na capital.

DESTAQUES DO DIA