A Prefeitura de Teresina anunciou na terça-feira (29/10) a exoneração de 90 servidores comissionados, elevando para 470 o número de demissões desde o início de um amplo ajuste fiscal implementado em outubro. As demissões atingem setores variados, com destaque para a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), que perdeu 34 servidores, além de outras pastas, como Semplan, PGM, Semec e Saad Sul.
Essas medidas fazem parte de um plano da gestão municipal para reduzir até 30% do quadro de comissionados e diminuir os gastos com pessoal, visando economizar cerca de R$ 20 milhões até o fim do ano. O secretário de Finanças, Danilo Bezerra, estima uma economia mensal de R$ 10 milhões para os cofres públicos com as exonerações e cortes de gratificações.
A iniciativa responde ao crescimento dos custos com a folha salarial e busca equilibrar o orçamento municipal, garantindo recursos para outras áreas prioritárias. A expectativa é que, ao longo dos próximos meses, o ajuste traga maior estabilidade financeira para a administração pública de Teresina.
DESTAQUES DO DIA
- Leilão da Agespisa acontecerá amanhã (30)
- Aumento de acidentes com escorpiões preocupa o Piauí em período quente
- Conselho de Veterinária do Ceará protocola denuncia contra vereador Inspetor Alberto de Fortaleza por maus-tratos a animais
- Cresce a preocupação com vício em apostas online entre jovens no Brasil
- Meta lança Assistente Virtual Meta AI no WhatsApp: Como ativar, usar e desativar