A situação financeira da Prefeitura de Teresina é preocupante, e a crise está mais grave do que se imaginava. O futuro secretário Municipal de Planejamento, Marco Antônio Ayres, revelou que a dívida atual da prefeitura chega a R$ 800 milhões, sendo que a metade desse montante está concentrada na área da saúde.
Ayres, que integra a equipe de transição da gestão de Sílvio Mendes, falou sobre as dificuldades encontradas na administração municipal. “A transição foi tranquila, sem conflitos, mas logo percebemos a bagunça na gestão. A cidade estava fora de controle, e as finanças, principalmente, estão num estado crítico”, destacou o futuro secretário.
Além da saúde, que tem um déficit de R$ 400 milhões, as áreas da educação e da limpeza pública também enfrentam grandes desafios financeiros. A equipe de transição ainda está analisando a fundo os números, mas Ayres adiantou que a situação é muito difícil.
Hoje (13/11), o prefeito eleito Sílvio Mendes reúne seu secretariado pela primeira vez para discutir a real situação da prefeitura. Durante o encontro, ele vai detalhar as metas para o novo governo e apresentar os planos para os primeiros 100 dias de administração. Além disso, está sendo coordenada a extinção de sete órgãos municipais, como parte do processo de reorganização e redução de custos.
A população e os servidores públicos esperam que as mudanças cheguem rapidamente, já que a saúde e os serviços essenciais estão entre as áreas mais afetadas. A gestão de Sílvio Mendes promete uma nova forma de administrar, com foco na recuperação das finanças e na resolução de problemas urgentes.
- Seleção Feminina se prepara para amistosos na Austrália; Jogadora piauiense, Adriana Silva é convocada
- Nova estação de metrô no Colorado promete facilitar a vida de quem mora na zona sudeste de Teresina
- PEC que propõe acabar com escala 6×1 dá primeiro passo na Câmara; No Piauí apenas os deputados do PT posicionaram favorável à PEC
- Prefeitura de Teresina entrega primeira etapa de revitalização do Mercado Central com novos boxes e modernização do setor de restaurantes
- Desembargador solta coronel acusado de estuprar uma menina de 11 anos em Paulistana; Ele responderá em liberdade