Atendendo determinação do tenente-coronel Carlos Augusto, comandante do 16º Batalhão da Polícia Militar em José de Freitas, a equipe do setor reservado, liderada pelo tenente Maurício, realizou uma operação que culminou na prisão de Francisco Fábio Alencar da Silva. Natural do Ceará, o suspeito tinha contra si um mandado de prisão pelos crimes de latrocínio, estelionato e assalto.
As investigações começaram na comunidade São Domingos, zona rural de José de Freitas, onde havia indícios de que o suspeito estaria escondido. No entanto, ao chegarem ao local, os policiais constataram que ele já havia deixado a área. Na manhã de hoje, as buscas continuaram e Francisco Fábio foi localizado em uma fazenda na região da Serra do L, entre as cidades de José de Freitas e Altos.
Entenda o caso
A Justiça da Comarca de Tabuleiro do Norte, Ceará, determinou a renovação do mandado de prisão preventiva contra Francisco Fábio de Alencar da Silva, nascido em 17 de outubro de 1988, natural do município. O réu, cuja profissão é registrada como vaqueiro, é acusado de crimes tipificados no Código Penal Brasileiro, incluindo associação criminosa (art. 288), furto qualificado (art. 155, § 1º) e concurso formal de crimes (art. 69).
De acordo com a decisão judicial, o acusado foi regularmente citado por edital, mas não constituiu advogado nem apresentou resposta à acusação, levando à suspensão do processo e do prazo prescricional. O mandado de prisão, inicialmente expedido na página 101 dos autos do processo nº 0000088-45.2000.8.06.0212, foi renovado e incluído no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP).
Confira a entrevista com o tenente Maurício
A prisão deverá ser executada por qualquer oficial de justiça ou autoridade policial competente, com a determinação de recolher o acusado à unidade prisional à disposição do juízo da Vara Única de Tabuleiro do Norte. O caso envolve fatos ocorridos na zona rural de São João do Jaguaribe, no sítio Limoeiro Queimado.
O processo tramita no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.
Condução do caso
O suspeito foi abordado e recebeu ordem de prisão, não oferecendo resistência. Em entrevista, o tenente Maurício destacou os detalhes da operação, que mobilizou esforços significativos para a captura de Francisco Fábio, considerado de alta periculosidade. A Polícia Militar reforça o compromisso com a segurança da população e o combate à criminalidade.
Blog do Repórter Francisco Mendes