Teresina sexta-feira, 20 setembro, 2024

Search
Close this search box.

Polícia Federal realiza operação contra fraude em transferência de domicílio eleitoral em Elesbão Veloso

Operação Policial em Elesbão Veloso/Foto: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (28/8), a Polícia Federal deflagrou a Operação Águas Rasas em Elesbão Veloso, PI, com o intuito de combater práticas fraudulentas relacionadas à transferência de domicílio eleitoral. A operação se concentrou na investigação de crimes que envolvem a falsificação de documentos para alterar registros eleitorais.

Durante a manhã, foram cumpridos três mandados judiciais de busca e apreensão, expedidos pela 48ª Zona Eleitoral. A investigação, que teve início neste mês, revela um esquema onde comprovantes de residência ideologicamente falsos eram utilizados para transferências fraudulentas de domicílio eleitoral para a cidade de Elesbão Veloso.

O principal alvo da operação, um funcionário público e candidato a vereador, é acusado de recrutar eleitores de outras cidades para realizar pedidos de alteração de domicílio eleitoral. Ele também é suspeito de inserir dados falsos no sistema eleitoral, criando certidões com endereços fictícios.

Até o momento, 41 pedidos de transferência foram identificados como fraudulentos e indeferidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí. Há também suspeitas sobre outros 85 requerimentos. Os investigados enfrentam possíveis acusações de alistamento fraudulento, falsidade ideológica para fins eleitorais, inserção de dados falsos em sistemas de informação e associação criminosa. As penas para esses crimes podem chegar a 25 anos de prisão.

DESTAQUES DO DIA

 

 Portal Repórter Piauí no Telegram   Portal Repórter Piauí no Instagram

MENU