Teresina quarta-feira, 25 dezembro, 2024

Search
Close this search box.

Polícia Federal desarticula grupo fraudador de benefícios do INSS no Piauí e Maranhão

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (3), a Operação Scarface, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa responsável pela concessão fraudulenta de aposentadorias e salários-maternidade rurais. A ação cumpre mandados de busca e apreensão em Teresina (PI), Piripiri (PI) e Codó (MA).

Segundo as autoridades, 176 benefícios suspeitos de fraude já foram identificados, com um prejuízo estimado em mais de R$ 73 milhões em valores sacados. A Justiça determinou o bloqueio das contas dos envolvidos, a suspensão das funções públicas dos servidores e a revisão administrativa dos benefícios fraudulentos.

Os envolvidos são suspeitos de diversos crimes, incluindo estelionato qualificado, falsidade ideológica, uso de documento falso, corrupção ativa e passiva, além de formação de organização criminosa. As investigações continuarão para identificar outros possíveis envolvidos no esquema e recuperar o montante desviado dos cofres públicos.

A Operação Scarface ressalta a importância das ações integradas de combate à fraude previdenciária, que afetam diretamente a economia do país e os direitos dos cidadãos que realmente precisam dos benefícios sociais.