Teresina quinta-feira, 19 setembro, 2024

Search
Close this search box.

Polícia Federal deflagra operação camisaria contra fraudes no INSS

Nesta quarta-feira, 18 de setembro, a Polícia Federal lançou a Operação Camisaria, visando reprimir crimes contra o sistema previdenciário nos municípios de São Luís/MA, São José de Ribamar/MA, Santa Rita/MA e Guimarães/MA. A operação, que mobilizou 70 policiais federais, resulta de uma investigação iniciada em abril de 2024 e revela um esquema de fraude que envolve a exploração de idosos vulneráveis.

O grupo criminoso aliciava idosos em situação de rua para que se passassem por beneficiários do INSS. Documentos de identificação falsificados eram criados com as fotos desses idosos, permitindo que o grupo enganasse instituições bancárias e realizasse saques indevidos dos benefícios previdenciários. Após realizar os saques e até mesmo contrair empréstimos, os idosos recebiam apenas uma pequena quantia e eram devolvidos às ruas, sendo explorados várias vezes pelo grupo.

Os cálculos da Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP) estimam que o prejuízo anual com o pagamento dos 45 benefícios ativos identificados seja de aproximadamente R$ 930 mil. Com a suspensão futura desses benefícios, a economia projetada é de cerca de R$ 10,8 milhões.

A operação resultou no cumprimento de 20 mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal da SJMA, com medidas cautelares incluindo o afastamento dos sigilos bancário e fiscal e o sequestro de bens dos investigados. Se as suspeitas forem confirmadas, os envolvidos poderão responder pelos crimes de estelionato majorado contra o INSS, falsificação de documentos públicos e associação criminosa.

DESTAQUES DO DIA

 

MENU