Na manhã desta terça-feira (5/11), a Polícia Civil do Piauí lançou a Operação Draco 165, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida em tortura e execuções, que utilizava um “tribunal do crime” para punir membros do próprio grupo e rivais. A ação é coordenada pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e visa enfraquecer o núcleo de liderança da facção responsável por impor disciplina através de violência e intimidação.
Segundo o delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco, o “tribunal do crime” é uma estrutura interna mantida pela facção criminosa para controlar o comportamento de seus membros. “Esse mecanismo brutal visa garantir disciplina interna por meio de tortura e execução de desafetos. A segurança pública do Piauí tem atuado para desmantelar essa estrutura de terror e proteger a ordem pública”, afirmou o delegado.
A operação cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão em Teresina e em 12 cidades do interior do estado, incluindo Floriano, Picos e Campo Maior. Ao todo, 30 pessoas estão sendo procuradas, e 40 endereços estão sendo alvo de busca.
A Operação Draco 165, também conhecida como “Operação Disciplina”, conta com o apoio da Diretoria de Inteligência (Dint) da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-PI), da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp) e das unidades da Polícia Civil de diversas regiões do estado.
- Motociclista embriagado é preso pela PM na BR-407 em Paulistana
- Divulgado resultado preliminar da prova de títulos do CNU; candidatos podem recorrer até hoje (5)
- João Gomes, prefeito eleito de José de Freitas, avalia parceria com Altos para sediar jogos da Série D no Estádio Jacozão
- Criminosos roubam veículo dos Correios em Teresina e fogem com encomendas
- Novembro Azul: A importância da conscientização e prevenção do câncer de próstata