Teresina quinta-feira, 9 janeiro, 2025

Search
Close this search box.

Piauí se destaca como polo de transição energética com foco em hidrogênio verde e energias renováveis

Piauí se consolida como referência na transição energética e no desenvolvimento sustentável/Foto: Governo Federal do Piauí

O Piauí vem consolidando seu papel como um dos principais polos de transição energética no Brasil, com ênfase na produção de hidrogênio verde (H2V) e em energias renováveis. A Investe Piauí, através da Vice-Presidência de Energias Renováveis, tem trabalhado para atrair investimentos e empresas que promovam o desenvolvimento econômico sustentável do estado.

Em 2024, importantes avanços foram registrados, incluindo a catalogação de 581 empresas, nacionais e internacionais, com potencial para fortalecer a cadeia produtiva do H2V e amônia no estado. Destas, 67 manifestaram interesse, e 50 memorandos de entendimento (MoUs) foram firmados, consolidando parcerias para a implantação de usinas de H2V. Entre as novas empresas, destacam-se as europeias Solatio e Energy Green Park, que já estabeleceram seus CNPJs no Piauí.

Piauí se consolida como referência na transição energética e no desenvolvimento sustentável/Foto: Governo Federal do Piauí

A parceria com o programa português H2Talent e com o Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energias (Cerne) reforça ainda mais a posição do Piauí no cenário nacional e internacional. Em 2025, será lançado o Atlas do Hidrogênio Verde e das Energias Renováveis do estado, projetando o futuro da energia limpa no Piauí.

Além disso, a formação de uma rede colaborativa com a academia é outro ponto de destaque. O memorando com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) visa a qualificação de profissionais para ocupar as vagas de empregos que surgirão com a instalação das usinas de H2V, estimadas em 20 mil vagas até 2034.

O Piauí também se destaca na produção de energias eólica e solar, áreas com grande potencial para a produção de H2V, que demanda abundância de energia renovável e água. O estado está à frente no desenvolvimento de projetos eólicos “offshore”, com seis empreendimentos já em andamento no litoral e um sétimo em fase de consolidação.

A Investe Piauí reforça que a preparação dos piauienses para as oportunidades de emprego qualificadas será crucial para que o estado aproveite plenamente os benefícios dessa transição energética, com o foco em formar profissionais para os próximos anos de desenvolvimento.

 

Fonte: Governo Federal do Piauí