Teresina domingo, 2 fevereiro, 2025

Piauí recebe mais de 10 mil testes NS1 rápidos para diagnóstico de dengue

A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) recebeu, nesta quarta-feira (29), uma remessa de 10.475 testes rápidos para diagnóstico de dengue, enviados pelo Ministério da Saúde. O objetivo da distribuição é intensificar a detecção precoce da doença, especialmente em áreas com dificuldades de acesso a serviços laboratoriais, o que pode contribuir para evitar complicações graves e acelerar o processo de recuperação dos pacientes.

Em 2024, o Piauí registrou mais de 15 mil casos notificados de dengue, com 10 mil confirmações. A distribuição dos testes será direcionada às regionais de saúde dos municípios prioritários, de acordo com critérios definidos pela Coordenação de Epidemiologia da Sesapi, que considera o número de casos suspeitos e a infestação do mosquito Aedes aegypti nas últimas semanas epidemiológicas.

A coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, explicou que os testes rápidos serão um reforço nas estratégias de combate à dengue, complementando as ações de controle do vetor e vacinação. Ela destacou que os testes serão enviados para os núcleos hospitalares em cidades como Picos, Parnaíba, Floriano e Corrente, além dos 16 centros situados em Teresina. A distribuição seguirá uma avaliação diária das necessidades dos municípios.

Vale ressaltar que os testes rápidos não fecham diagnóstico definitivo, sendo necessária a coleta de material para análise em laboratórios, como o Lacen. O teste utilizado é o NS1, que identifica rapidamente o antígeno da dengue, proporcionando uma resposta ágil para os profissionais de saúde.

Com a ampliação das alternativas de diagnóstico, a população contará com um método mais acessível, que estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde, facilitando o acompanhamento e tratamento da doença.