A Polícia Federal (PF) realizou, nesta quarta-feira (9 de abril), a Operação Carcará 17, com o objetivo de combater a produção, armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual de crianças e adolescentes na internet, além de casos de estupro virtual. A ação ocorreu no município de Regeneração, no Piauí, onde foi cumprido um mandado de busca e apreensão.
De acordo com as investigações, o suspeito obrigava uma adolescente de 14 anos a praticar atos sexuais contra si mesma, gravar as imagens e enviá-las a ele por meio de redes sociais. Caso a vítima se recusasse, ele a ameaçava com exposição pública. Os agentes identificaram indícios dos crimes de: Produção, posse e compartilhamento de material de abuso sexual (previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA); Estupro de vulnerável (artigo 217-A do Código Penal), já que a vítima tem menos de 14 anos.
Investigações em andamento
A operação faz parte de uma investigação maior da PF, que está sendo conduzida em diversos estados do Brasil, com o objetivo de identificar mais vítimas e outros possíveis envolvidos. Ainda não foram divulgados mais detalhes sobre a identidade do suspeito ou se ele foi preso.