Teresina quinta-feira, 26 dezembro, 2024

Search
Close this search box.

Operação “Interditados” realiza nova fase e aponta esquema de revenda de iPhones roubados em Teresina

32ª Operação Interditados mira em comércio de revenda de IPhone roubados/Foto: Teresina

Na manhã de quinta-feira (31/10), a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, em conjunto com a Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), Polícia Civil e a 8ª Delegacia Seccional de Teresina, deflagrou a 32ª fase da Operação “Interditados”. A ação foi executada em três locais estratégicos na capital, incluindo uma loja no Shopping da Cidade e dois estabelecimentos comerciais no bairro Mocambinho, zona norte.

A investigação revelou que um comerciante do Shopping da Cidade enviava mensagens para vítimas de roubo ou furto de iPhones, que haviam sido recuperados pela polícia. Ele usava um vídeo de orientações, originalmente gravado pelo delegado Matheus Zanatta, como uma ferramenta de manipulação, fazendo com que as vítimas acreditassem que, sem a remoção do iCloud, os celulares ficariam inutilizáveis. A intenção era persuadir as vítimas a cederem o acesso aos aparelhos, facilitando o desbloqueio e a revenda dos mesmos.

A delegada Amanda Bezerra, responsável pela 8ª Delegacia Seccional, esclareceu que o suspeito explorava a falta de conhecimento das vítimas sobre a segurança de seus dispositivos para lucrar de forma ilegal. Já o delegado Filipe Bonavides, coordenador da FEISP, enfatizou o compromisso da operação em combater o comércio ilegal de celulares e em assegurar que as ferramentas de segurança pública não sejam distorcidas para práticas criminosas.

A Operação “Interditados” segue com o objetivo de reprimir o furto e roubo de celulares e reforçar a segurança digital dos cidadãos em Teresina, resguardando o acesso aos dispositivos recuperados de maneira legítima e segura.