Teresina quinta-feira, 14 novembro, 2024

Search
Close this search box.

Operação Fratello: Polícia Federal desarma esquemas de fraudes previdenciárias em diversos estados

Polícia Federal desarticula uma organização de fraude previdenciária/Foto: Reprodução – SSP

A Polícia Federal, em colaboração com a Coordenação Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP), deflagrou nesta quinta-feira (10/10) a Operação Fratello, voltada para desarticular uma organização criminosa interestadual especializada em fraudes previdenciárias. O grupo criminoso atuou em diversos estados brasileiros, realizando saques indevidos de benefícios previdenciários, utilizando-se de titulares fictícios e pessoas já falecidas.

As ações da operação ocorreram nos municípios de Bacabal e Presidente Dutra, no Maranhão, onde os agentes cumpriram sete mandatos judiciais, sendo quatro de prisão temporária e três de busca e apreensão. As ordens foram emitidas pela 1ª Vara Federal da Justiça em Teresina, capital do Piauí.

Polícia Federal desarticula uma organização de fraude previdenciária/Foto: Reprodução – SSP

A investigação teve início após duas prisões em flagrante e a instauração de um procedimento pela Polícia Civil do Piauí, com o objetivo de apurar o uso de documentos falsos e o saque irregular de benefícios. O esquema envolvia a falsificação de documentos para a realização de provas de vida e a retirada de valores junto ao INSS e instituições bancárias. Em alguns casos, idosos falsários eram levados até agências para executar saques fraudulentos.

Embora ainda não tenha sido determinado o número total de benefícios afetados, as fraudes já identificadas são consideráveis, e os levantamentos continuam em andamento. Os envolvidos poderão ser responsabilizados por crimes como estelionato, organização criminosa, falsidade ideológica e uso de documentos falsos, além de outras infrações que possam ser descobertas no decorrer da investigação.

DESTAQUES DO DIA