Uma ação integrada da Polícia Civil do Piauí, deflagrada na manhã desta quarta-feira (9), teve como alvo uma facção criminosa que atuava nos municípios de Palmeirais (PI) e Parnarama (MA). Batizada de Operação Draco 203, a ofensiva é resultado de uma investigação de longo prazo que apura uma série de crimes graves praticados pela organização, entre eles 14 homicídios brutais cometidos nos últimos dois anos.
De acordo com as autoridades, o grupo agia de forma violenta e possuía ramificações ligadas ao tráfico de drogas, agiotagem, ameaças e porte ilegal de armas. Um dos casos mais chocantes investigados envolve uma vítima executada com cerca de 40 disparos, seguida do incêndio de sua residência.
Media error: Format(s) not supported or source(s) not found
Fazer download do arquivo: http://reporterpiaui.com.br/wp-content/uploads/2025/04/Video-do-WhatsApp-de-2025-04-08-as-01.48.04_65bfca0d-1.mp4?_=1As investigações apontam que o líder da organização seria um homem identificado pelas iniciais W.S.B., conhecido como “Leozinho”, que teria ordenado as execuções como forma de vingança pela morte do próprio pai. Ele está entre os alvos da operação, que cumpriu 35 mandados de busca e apreensão e 6 de prisão preventiva.
Media error: Format(s) not supported or source(s) not found
Fazer download do arquivo: http://reporterpiaui.com.br/wp-content/uploads/2025/04/Video-do-WhatsApp-de-2025-04-09-as-07.09.40_6b80f18e.mp4?_=2Os mandados foram executados em diferentes regiões da cidade de Palmeirais, tanto na zona urbana quanto na zona rural, além de áreas próximas à divisa com o estado do Maranhão. Entre os investigados está também um suspeito identificado como F.B.A., conhecido por atuar como traficante e agiota armado na região.
A ação faz parte das estratégias do Pacto pela Ordem e contou com o apoio de diversas forças de segurança, incluindo unidades especializadas da Polícia Civil e Militar do Piauí e do Maranhão. A operação envolveu ainda o uso de helicópteros e equipes da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), BOPE, RONE, ROCAM, Guarda Municipal e outras divisões operacionais.
Media error: Format(s) not supported or source(s) not found
Fazer download do arquivo: http://reporterpiaui.com.br/wp-content/uploads/2025/04/Video-do-WhatsApp-de-2025-04-09-as-07.09.41_44ff20c8.mp4?_=3O delegado Charles Pessoa, que coordena o Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), dará mais detalhes sobre os resultados da operação em coletiva de imprensa marcada para as 11h, na sede do departamento.