Teresina quarta-feira, 22 janeiro, 2025

Search
Close this search box.

Nível dos Rio Poti e o Rio Parnaíba sobem em 24h, mas continua abaixo da cota de atenção

Nível dos Rios Poti e Parnaíba sobe em 24h, mas continua abaixo da cota de atenção/Foto: Reprodução

Nas últimas 24 horas, os níveis dos rios Poti e Parnaíba, que passam pela capital Teresina, apresentaram aumento significativo, conforme dados do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE) do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Mesmo com a elevação, ambos os rios estão distantes da cota de atenção para risco de inundações.

Entre as 5h15 do domingo (19) e o mesmo horário desta segunda-feira (20), o nível do rio Poti subiu de 284 cm para 373 cm, um aumento de 31% em apenas um dia. No mesmo período, o nível do rio Parnaíba aumentou de 362 cm para 410 cm, uma elevação de 13%.

Apesar dos aumentos, os níveis dos dois rios ainda estão longe da cota de atenção, fixada em 800 cm, que indicaria possibilidade moderada de inundações. Segundo o monitoramento do CPRM, o aumento no volume dos rios foi influenciado pelas recentes chuvas intensas no estado e pelo aumento gradual da vazão da Barragem de Boa Esperança, em Guadalupe.

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) iniciou na última sexta-feira (17) o aumento da vazão da barragem, em resposta às previsões de chuvas e à necessidade de controlar o volume do reservatório. A vazão atingiu 1.000 metros cúbicos por segundo (m³/s) e deve permanecer nesse patamar até nova avaliação. O volume útil do reservatório também aumentou, passando de 52,22% no dia 15 de janeiro para 60,94% no dia 16.

Os Sistemas de Alerta Hidrológico continuam monitorando o nível dos rios e emitir alertas caso haja a ultrapassagem das chamadas “cotas de referência”, que são baseadas nos níveis de inundação. Até o momento, a situação não representa risco imediato, mas o aumento no nível dos rios requer atenção.

A elevação dos níveis hídricos é comum durante o período chuvoso, que vai de novembro a maio no Nordeste, e a prática de aumento da vazão nas barragens é um procedimento de controle durante esses meses.