Teresina quarta-feira, 25 dezembro, 2024

Search
Close this search box.

Mulheres poderão se alistar nas Forças Armadas a partir de janeiro: saiba como participar

A partir de 1º de janeiro de 2025, as mulheres brasileiras que completarem 18 anos poderão se alistar nas Forças Armadas de forma voluntária. Diferente dos homens, que têm o alistamento obrigatório, para as mulheres o processo será opcional, e o prazo para fazer o cadastro termina no dia 30 de junho de 2025.

Mulheres poderão se alistar nas Forças Armadas a partir de janeiro: saiba como participar/Foto: Reprodução 

Segundo o Ministério da Defesa, nessa primeira fase, serão oferecidas 1.465 vagas em 28 municípios de 14 estados do Brasil. A maioria das oportunidades será para o Exército, com 1.010 vagas, seguido pela Aeronáutica, com 300, e a Marinha, com 155. A meta do governo é, ao longo dos próximos anos, aumentar gradativamente a participação feminina até que elas ocupem 20% das vagas disponíveis.

Como fazer o alistamento?

As interessadas poderão fazer o alistamento tanto de forma online quanto presencial, em qualquer Junta de Serviço Militar. Para participar, é preciso ter nascido em 2007 e completar 18 anos em 2025, além de morar em uma das cidades onde há vagas. Os documentos exigidos incluem certidão de nascimento ou naturalização, comprovante de residência e um documento oficial com foto.

Passo a passo do processo de recrutamento

Depois de se alistar, as candidatas vão passar por várias etapas de seleção. Além da triagem inicial, haverá entrevistas, exames médicos e testes físicos. Elas também terão a chance de escolher em qual força desejam servir – Marinha, Exército ou Aeronáutica – mas a decisão final vai depender das vagas disponíveis e da aptidão de cada candidata.

As mulheres que forem selecionadas serão incorporadas no primeiro semestre de 2026, entre 2 e 6 de março, ou no segundo semestre, entre 3 e 7 de agosto. Ao entrar para a corporação, elas terão os mesmos direitos e deveres dos homens e começarão na graduação de soldado, ou, no caso da Marinha, como marinheira-recruta.

O tempo de serviço militar será de 12 meses, com a possibilidade de renovação por até oito anos.