Teresina sábado, 16 novembro, 2024

Search
Close this search box.

Morre professor economista da UFPI Ricardo Alaggio Ribeiro, vítima de câncer

Morre professor Ricardo Alaggio Ribeiro, aos 65 anos/Foto: Reprodução

Na tarde de segunda-feira (21), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) perdeu o professor Ricardo Alaggio Ribeiro, economista e cientista político, que lutava contra um câncer. Alaggio era filho do ex-prefeito de Teresina, Joel Ribeiro, e natural do Rio Grande do Sul.

Com graduação em Engenharia Civil e Ciências Econômicas pela UFPI, o professor também possuía mestrado e doutorado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas. Ao longo de sua trajetória na UFPI, Ricardo Alaggio atuou no Departamento de Economia e exerceu cargos importantes, como Diretor da Editora da UFPI (EDUFPI) e Diretor de Gestão na Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento (PROPLAN).

A UFPI, por meio de uma nota oficial, expressou condolências à família, amigos e colegas do professor, ressaltando a perda significativa para toda a comunidade acadêmica. A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI) também lamentou profundamente o falecimento do docente, destacando sua atuação e dedicação à instituição.

Confira a nota por extenso:

A Administração Superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI) comunica, com profundo pesar, o falecimento do professor Ricardo Alaggio Ribeiro, ocorrido hoje (21/10). Natural do estado do Rio Grande do Sul, o professor Ricardo Alaggio atuou na UFPI como docente no Departamento de Economia e, entre outras funções desenvolvidas na Universidade, foi Diretor da Editora da UFPI (EDUFPI) e Diretor de Gestão na Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento (PROPLAN).

O professor Ricardo Alaggio era graduado em Engenharia Civil e em Ciências Econômicas pela UFPI, com mestrado e doutorado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas.

Como pesquisador, Ricardo Alaggio recebeu o prêmio Franklin Delano Roosevelt do Departamento de Estado dos Estados Unidos com a tese: Keneddy e o Brasil: Os primeiros anos da aliança para o progresso.

Toda a comunidade da UFPI expressa solidariedade aos familiares, amigos e colegas neste momento de profunda dor.

A ADUFPI publicou uma nota de pesar:

Ricardo Alaggio era reconhecido por suas pesquisas e contribuições acadêmicas, tendo recebido o prêmio Franklin Delano Roosevelt do Departamento de Estado dos EUA pela sua tese sobre as relações entre o Brasil e o governo Kennedy nos primeiros anos da Aliança para o Progresso.

DESTAQUES DO DIA

 

 Portal Repórter Piauí no Instagram    Portal Repórter Piauí no Facebook