Teresina sexta-feira, 15 novembro, 2024

Search
Close this search box.

Morre aos 97 anos o jornalista e locutor Cid Moreira, ícone da TV brasileira

Morre Cid Moreira aos 97 anos/Foto: Reprodução

O jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, um dos rostos mais marcantes da televisão brasileira, faleceu nesta quinta-feira (03/10), aos 97 anos, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Ele estava internado no Hospital Santa Teresa e tratava de uma pneumonia nas últimas semanas. Cid Moreira morreu por volta das 8h, em decorrência de insuficiência renal crônica.

Com uma carreira que se estendeu por mais de sete décadas, Cid Moreira ficou famoso como apresentador do Jornal Nacional, telejornal no qual trabalhou por 26 anos. Ele apresentou cerca de 8 mil edições do programa, consolidando-se como símbolo de credibilidade no jornalismo televisivo brasileiro. Seu característico “boa-noite” se tornou uma marca registrada para milhões de telespectadores.

Nascido em Taubaté, São Paulo, em 1927, Cid Moreira começou sua trajetória profissional no rádio, em 1944. Após se mudar para o Rio de Janeiro, ele iniciou sua incursão na televisão na década de 1950, passando por emissoras como TV Rio, Tupi, Excelsior e Globo, onde se estabeleceu como um dos principais nomes da comunicação no país.

Em 1969, Cid estreou no recém-lançado Jornal Nacional, primeiro telejornal transmitido em rede nacional no Brasil. Ao lado de Hilton Gomes, ele participou de um momento histórico da TV brasileira, o que marcou o início de sua duradoura carreira no principal noticiário do país. Anos depois, ele formou uma dupla memorável com Sérgio Chapelin. Após deixar a bancada do JN em 1996, Cid Moreira continuou na Rede Globo, dedicando-se à leitura de editoriais e outros projetos, incluindo a narração da Bíblia, um trabalho que lhe rendeu reconhecimento em outros âmbitos além do jornalismo.

Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o velório e o enterro do jornalista. A morte de Cid Moreira representa o fim de uma era na comunicação brasileira, deixando um legado que permanecerá por gerações.

DESTAQUES DO DIA

 

 Portal Repórter Piauí no Instagram