Na manhã desta quinta-feira (14/11), a Polícia Civil do Piauí deflagrou a operação Denarc 64, que resultou na prisão de 13 pessoas, incluindo a médica Angélica Barbosa e seu pai, o empresário Josimar Barbosa, investigados por envolvimento com uma organização criminosa responsável por lavagem de dinheiro.
A operação, coordenada pelo Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), tem como foco desarticular uma rede de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas, com atuação em Teresina, Floriano e na Paraíba.
O empresário Josimar Barbosa foi preso junto com a esposa e dois filhos, incluindo Angélica, e é acusado de utilizar o nome dos familiares para esconder movimentações financeiras ilícitas. O delegado Samuel Silveira, responsável pela operação, informou que a ação abrange 45 mandados de busca e apreensão, além de 20 mandados de prisão, e já resultou no bloqueio de mais de R$ 2 bilhões em bens, além da interdição de nove empresas. A operação também identificou bens adquiridos com o lucro do tráfico de drogas, como veículos e peças automotivas.
O namorado da vereadora eleita Tatiana Medeiros, identificado como Alandilson Cardoso Passos, é um dos alvos da operação, mas não foi localizado até o momento. A vereadora, que não é investigada, emitiu uma nota à imprensa informando que está em viagem e repudiou as notícias que a associam ao caso.
A operação Denarc 64 também apreendeu armas de fogo e resultou em prisões na Paraíba e em Floriano, reforçando o alcance e a gravidade da investigação. O delegado Silveira explicou que a lavagem de dinheiro era realizada por meio de empresas de revenda e locação de veículos, sendo essas transações usadas para ocultar a origem criminosa dos recursos.
O Denarc continua as investigações, com apoio da Polícia Militar do Piauí, para localizar os demais envolvidos e desmantelar completamente a rede de lavagem de dinheiro.
- Teresina pode ficar sem recursos por dívidas e inadimplência, alerta Prefeito eleito Silvio Mendes
- Correios anunciam programa para recuperação de R$ 2 bilhões em dívidas
- Teresina terá frota de ônibus reduzida para 70% durante o feriado da Proclamação da República
- Nove bairros de Teresina terão interrupção programada de energia nesta quinta-feira (14)
- Comércio e serviços em Teresina funcionam com horários especiais no feriado de Proclamação da República