Teresina quarta-feira, 8 janeiro, 2025

Search
Close this search box.

Marinha do Brasil pode encerrar busca aos desaparecidos na queda da Ponte Juscelino Kubitschek nesta terça-feira (7)

Atividades de buscas por desaparecidos após a queda da ponte de Tocantins podem encerrar nesta terça-feira (6)/Foto: Reprodução

A Marinha do Brasil anunciou que a Força-Tarefa responsável pelas buscas aos desaparecidos após o desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre os estados do Maranhão e Tocantins, pode encerrar suas operações nesta terça-feira (07). Até o momento, três pessoas seguem desaparecidas desde o incidente ocorrido no dia 22 de dezembro de 2024.

De acordo com o comunicado oficial da Marinha, 64 mergulhadores estão no local realizando buscas com o apoio de drones para localizar as vítimas. Ao final do dia, uma nova nota será divulgada sobre a suspensão das atividades a partir de quarta-feira (08), com possibilidade de retomada caso novas informações que ajudem na localização dos desaparecidos sejam recebidas.

Além disso, a Marinha informou que será realizada uma varredura final nas áreas já exploradas, com o objetivo de eliminar qualquer lacuna nas buscas. O órgão destacou que, desde o início das operações, os esforços se concentraram nas áreas com maior probabilidade de localização das vítimas, particularmente nas proximidades dos veículos e escombros da ponte.

Até o momento, 14 corpos dos 17 desaparecidos foram localizados. Um dos corpos não foi identificado e foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) em São Luís para exames de DNA.

As operações de busca enfrentaram desafios adicionais devido às chuvas constantes na região, que complicaram as atividades. Além disso, a Marinha também informou que, na quarta-feira (08), será realizada a abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Estreito, o que pode ter contribuído para o deslocamento dos corpos e materiais arrastados mais para longe do local do desabamento, devido ao aumento do nível do reservatório.

O desabamento da ponte, que ligava os estados do Maranhão e Tocantins, deixou veículos e pessoas sobre a estrutura no momento da tragédia, com quatro caminhões, duas caminhonetes, um carro e três motos envolvidos no incidente. As equipes de resgate continuam na tentativa de localizar os três desaparecidos.