
O jovem Roberto Farias Tomaz, de 19 anos, que estava desaparecido desde o dia 31 de dezembro após realizar uma trilha no Pico Paraná, foi encontrado vivo e consciente na manhã desta segunda-feira (5), encerrando cinco dias de buscas realizadas por equipes do Corpo de Bombeiros.
De acordo com as informações oficiais, o jovem conseguiu se deslocar sozinho pela mata e foi localizado na região de Cacatu, durante a descida do pico, após chegar a uma fazenda próxima à usina hidrelétrica Cacatua. A confirmação do resgate foi feita pelo Corpo de Bombeiros e divulgada pela família por meio de um perfil criado para acompanhar o caso.
Segundo os bombeiros, Roberto percorreu mais de 20 quilômetros em área de mata fechada, enfrentando encostas íngremes e condições adversas. “Felizmente, ele conseguiu superar as adversidades, descer as encostas e chegar sozinho lá”, afirmou o tenente-coronel Ícaro Gabriel.
Ao alcançar a fazenda, o jovem conseguiu entrar em contato com a irmã e relatou que estava com escoriações pelo corpo, sem óculos e sem botas, além de apresentar dificuldades para enxergar, mas permanecia consciente e fora de risco imediato. Ele foi encaminhado ao hospital de Antonina, onde segue em observação médica.
Em mensagem divulgada nas redes sociais, a irmã de Roberto agradeceu o apoio recebido durante os dias de buscas. “Milagre existe, tem que ter fé e esperança. Obrigada a todos os anjos que nos ajudaram e pelas orações”, declarou.
O caso teve início na tarde do dia 31 de dezembro, quando Roberto iniciou a trilha acompanhado de uma amiga. Conforme o Corpo de Bombeiros, o jovem passou mal algumas vezes durante a subida. A dupla alcançou o cume do Pico Paraná por volta das 4h do dia 1º de janeiro. Com 1.877 metros de altitude, o Pico Paraná é o ponto mais alto da região Sul do Brasil.
As circunstâncias do desaparecimento seguem sendo apuradas pelas autoridades.


