O Janeiro Branco é uma campanha brasileira sobre saúde mental que nasceu em 2014 e foi instituída como Lei Federal (14.556/23) em abril de 2023. Essa campanha visa promover reflexões e ações que incentivem a valorização da saúde mental em todas as relações humanas.
É um momento de reflexão e propagação da campanha para cuidarmos do bem-estar emocional. Refere-se também à uma oportunidade de engajamento social, em que cada um pode se tornar um agente transformador, ajudando a disseminar a importância do cuidado com a saúde mental. Todos nós, independentemente de sua formação, podemos fazer a diferença. Você pode ajudar muitas pessoas ao seu redor, seja no ouvir, orientar, aconselhar, ideias e ações em prol da saúde mental.
Ao participar, você ajuda a fortalecer a ideia de que a saúde mental é um direito de todos e uma responsabilidade coletiva.
Ao iniciar um novo ano, muitos planos e metas são levantandos, com isso, inclua dentre as suas o cuidado com a sua saúde mental e a propagação para demais pessoas.
Janeiro Branco simboliza a possibilidade de recomeços e construção de vidas. Temos dados alarmantes sobre os desafios da saúde mental no Brasil.
Segundo a OMS, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão na América Latina, com 5,8% da população afetada, aproximadamente mais de 11 milhões de brasileiros.
E sendo o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo, com 9,3% da população, aproximadamente mais de 18 milhões de brasileiros.
É hora de agir, compartilhar esses dados, inspirar outras pessoas e se cuidar!
Psicologia em perspectiva: Reflexões e Análises do ser humano
•Rafaelle Lima dos Reis Alves
•Psicóloga clínica
•Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental
•Foco em Transtornos Ansiosos, Depressão, Bipolar, TDAH.
* Atendimento on-line para jovens, adultos e idosos.