Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomou a exigência da prova de vida para a manutenção dos benefícios pagos pela instituição. A medida, que foi suspensa devido à pandemia, volta a ser obrigatória após o término da portaria do Ministério da Previdência Social (MPS), que dispensava a comprovação de vida até 31 de dezembro de 2024.
A prova de vida será realizada anualmente e é essencial para garantir que o beneficiário continue recebendo seus pagamentos. Para realizar a confirmação, o INSS cruzará dados de diversos órgãos públicos para assegurar que o beneficiário está vivo. A principal alteração nesta retomada é a ampliação do período para a comprovação, que agora será de dez meses após a última atualização ou realização da prova de vida, em vez de ser vinculada ao aniversário do segurado.
Canais de comprovação
O procedimento pode ser feito por meio de vários canais, como o aplicativo Meu INSS, onde o beneficiário pode verificar a data da última prova de vida realizada. Além disso, interações com bases de dados governamentais, como o SUS, a justiça eleitoral, e até o sistema de saúde, podem ser utilizadas para validar a existência do beneficiário.
Os dados coletados são usados pelo INSS para garantir que as pessoas que estão recebendo benefícios estão de fato vivas, utilizando para isso informações coletadas de diversas interações do cidadão com o setor público.
Para facilitar o processo, o beneficiário também pode acessar outros meios, como atendimentos presenciais no INSS, em entidades parceiras, ou por meio de reconhecimento biométrico.
Importância e acesso
A medida visa aumentar a eficiência e segurança do programa, além de evitar fraudes e garantir que os recursos públicos sejam destinados corretamente. Os beneficiários podem acessar a data de sua última confirmação de vida tanto pelo site quanto pelo aplicativo Meu INSS, ou ainda ligar para a Central de Atendimento 135 para informações detalhadas.
A partir de agora, o INSS retoma a rotina de comprovantes de vida, sendo uma etapa essencial para o recebimento regular dos benefícios.
- Início do pagamento do Bolsa Família 2025: Primeira parcela será liberada na próxima segunda-feira (20)
- Homem é preso em Teresina por roubo a posto de combustíveis e posse ilegal de arma de fogo
- Programa Mais Professores: Governo Federal lança bolsa de R$ 1.050 para atrair estudantes à carreira docente
- Empresário é executado a tiros dentro de loja de rações em São João do Arraial, região Norte do Piauí.
- Homem de 47 anos é morto a facadas dentro de casa, no Parque Eliane, Zona Sul de Teresina