Teresina terça-feira, 21 janeiro, 2025

Search
Close this search box.

Inscrições para o Sisu 2025 abriram nesta sexta-feira (17) com mais de 261 mil vagas em todo o Brasil

Inscrições para o Sisu 2025 abriram nesta sexta-feira (17)/Foto: Divulgação/MEC

Entre os dias 17 e 21 de janeiro, candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para concorrer a uma das 261.779 vagas ofertadas em universidades e institutos federais de ensino superior. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, conforme o cronograma e os critérios definidos no Edital nº 35/2024.

Este ano, o Sisu traz uma grande variedade de oportunidades. Dentre as vagas, mais de 68 mil são destinadas a cursos de licenciatura, um dos focos do programa Mais Professores para o Brasil, que oferece mais de 12 mil bolsas para candidatos com notas superiores a 650 pontos no Enem. Os estados com maior oferta de vagas incluem Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Paraíba. Além das vagas em cursos tradicionais, o Sisu 2025 também contempla 14.521 vagas em cursos tecnológicos, abrangendo áreas como Energias Renováveis, Gestão de Dados, Análise de Sistemas, entre outras.

A inscrição para o Sisu exige que o candidato tenha concluído o ensino médio, tenha participado do Enem 2024 e não tenha zerado a redação. O processo de inscrição é simples e inclui a escolha de até dois cursos e o preenchimento do perfil socioeconômico para a Lei de Cotas.

A classificação dos candidatos será feita com base no desempenho no Enem 2024, com a reserva de vagas para estudantes de escolas públicas, de baixa renda, além de pessoas com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas. A chamada regular será realizada em 26 de janeiro, e os candidatos não selecionados poderão manifestar interesse na lista de espera entre 26 e 31 de janeiro.

Os detalhes do cronograma e as orientações completas sobre como realizar a inscrição estão disponíveis no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.