
Nesta segunda-feira (10), o Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) lançou oficialmente o aplicativo “Fala Consumidor”, uma nova ferramenta que visa facilitar o processo de denúncias e melhorar a comunicação entre consumidores e o órgão. O evento de lançamento também marcou a apresentação da nova estrutura do IMEPI, que passou por obras de modernização para aprimorar a prestação de serviços.
Júnior Macedo, diretor-geral do IMEPI, destacou que o aplicativo será um canal direto de interação, permitindo que consumidores façam denúncias, acompanhem processos, verifiquem multas e acessem informações sobre o funcionamento do órgão. “No aplicativo, será possível tirar dúvidas e entender como proceder em diferentes situações”, afirmou.
O evento contou com a presença de autoridades de 15 estados do país, incluindo o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Márcio André, e o diretor de Planejamento e Articulação Institucional, Maycon Danylo.
Márcio André aproveitou a ocasião para anunciar que o Piauí foi escolhido para sediar o lançamento da campanha nacional do Dia do Consumidor, que será celebrado em 15 de março. A campanha terá ações preventivas em postos de gasolina, indústrias, comércios e serviços em todo o país, promovendo o selo do Inmetro, que garante a segurança dos produtos.
O presidente do Inmetro ressaltou a importância de fiscalizações contínuas ao longo do ano para proteger os consumidores, destacando que o trabalho do órgão abrange cerca de 90% do setor produtivo nacional. “Investir em capacitação e modernização dos processos é fundamental para evitar que o consumidor sofra prejuízos”, concluiu.