Teresina quinta-feira, 19 setembro, 2024

Search
Close this search box.

II Fórum destaca Incentivo ao Aleitamento Materno em situações de vulnerabilidade

Foto: Reprodução/Ascom Sesapi

O Incentivo ao Aleitamento Materno foi o foco principal do II Fórum Estadual, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde na manhã desta terça-feira (06). O evento aconteceu no Cine Teatro do Espaço Rosa dos Ventos, na UFPI, e teve como principal objetivo apoiar a amamentação em grupos mais vulneráveis, incluindo situações de crise e emergências.

A primeira-dama Isabel Fonteles, coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, esteve presente, junto com diversos profissionais da saúde, funcionários de maternidades e membros de universidades. As palestras e discussões abordaram a importância da amamentação, a norma brasileira de bicos, chupetas e mamadeiras, a ancestralidade do ato de amamentar, a participação do pai no processo e o aleitamento de bebês prematuros.

Consolação Nascimento, coordenadora estadual de atenção à saúde da criança e do adolescente da Sesapi, destacou que o objetivo do fórum é apoiar, promover e proteger a amamentação em todas as esferas da sociedade, reduzindo desigualdades e reforçando os benefícios do aleitamento materno para a saúde e desenvolvimento do bebê.

Foto: Reprodução/Ascom Sesapi

Durante o evento, os novos membros do Comitê Estadual de Incentivo ao Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável foram empossados. Este comitê tem a missão de analisar a situação do aleitamento no Piauí, promover a amamentação e solucionar problemas que dificultem o ato de amamentar no estado.

Carmem Ramos, diretora da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, ressaltou a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento saudável do bebê, mencionando que o leite materno melhora a nutrição, previne doenças e promove uma ligação emocional entre mãe e filho.

A diretora enfatizou que, dado o impacto positivo da amamentação, espera-se que as discussões e trabalhos desenvolvidos no fórum incentivem mais apoio familiar, social e dos serviços de saúde para que as mulheres se sintam mais encorajadas e acolhidas a amamentar.

 

MENU