Teresina segunda-feira, 22 junho, 2026

Hospital São Marcos retomará atendimentos com novos repasses atrelados a metas

O Hospital São Marcos, em Teresina, voltará a atender pacientes oncológicos após a formalização de um novo acordo de repasses financeiros, anunciado nesta segunda-feira (5) pelo prefeito Silvio Mendes. De acordo com o gestor, o envio dos recursos agora será condicionado ao cumprimento de metas de atendimento estabelecidas junto ao Ministério da Saúde.

A contratualização prevê o repasse emergencial de R$ 7,35 milhões ao hospital pelos próximos três meses. Além disso, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) anunciou o investimento de R$ 2 milhões para a manutenção preventiva dos equipamentos médicos da unidade.

Durante a solenidade de aniversário de 17 anos do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), Silvio Mendes explicou que o novo modelo de financiamento desvincula o pagamento por procedimento médico, focando na prestação efetiva de serviços. “A solução encontrada garante o funcionamento do hospital pelos próximos 90 dias, enquanto buscamos uma alternativa definitiva”, destacou.

O prefeito também ressaltou que haverá uma auditoria operacional conjunta entre Município, Estado e União para avaliar possíveis ajustes no funcionamento do São Marcos, que é uma instituição filantrópica beneficiada por isenções fiscais.

O Hospital São Marcos deve retornar os atendimentos oncológicos já a partir da próxima semana.

Acompanhe o Repórter Piauí nas redes!

Siga nosso Instagram Instagram, curta nossa página do Facebook Facebook, entre no nosso grupo do WhatsApp WhatsApp e acompanhe as notícias que movem você.

Repórter Piauí — Conectado ao que move você.