
O Hospital São Marcos, em Teresina, voltará a atender pacientes oncológicos após a formalização de um novo acordo de repasses financeiros, anunciado nesta segunda-feira (5) pelo prefeito Silvio Mendes. De acordo com o gestor, o envio dos recursos agora será condicionado ao cumprimento de metas de atendimento estabelecidas junto ao Ministério da Saúde.
A contratualização prevê o repasse emergencial de R$ 7,35 milhões ao hospital pelos próximos três meses. Além disso, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) anunciou o investimento de R$ 2 milhões para a manutenção preventiva dos equipamentos médicos da unidade.
Leia também:
Durante a solenidade de aniversário de 17 anos do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), Silvio Mendes explicou que o novo modelo de financiamento desvincula o pagamento por procedimento médico, focando na prestação efetiva de serviços. “A solução encontrada garante o funcionamento do hospital pelos próximos 90 dias, enquanto buscamos uma alternativa definitiva”, destacou.
O prefeito também ressaltou que haverá uma auditoria operacional conjunta entre Município, Estado e União para avaliar possíveis ajustes no funcionamento do São Marcos, que é uma instituição filantrópica beneficiada por isenções fiscais.
O Hospital São Marcos deve retornar os atendimentos oncológicos já a partir da próxima semana.



