Teresina quinta-feira, 19 setembro, 2024

Search
Close this search box.

Hospitais estaduais do Piauí passam a utilizar apenas o sistema de regulação estadual

Hospitais estaduais passam a atender exclusivamente pela regulação estadual/Foto: Redes Sociais/Divulgação

Nesta última quinta-feira, 1º de agosto, os hospitais da rede estadual de saúde no Piauí adotaram o Sistema Estadual de Regulação (Regula Piauí) para o agendamento de consultas, exames e cirurgias eletivas. Essa mudança visa garantir uma distribuição mais justa das vagas e assegurar que todos os piauienses tenham acesso aos serviços do SUS.

O Sistema Estadual de Regulação está disponível para todos os municípios do estado desde junho. Exceto Teresina, todas as secretarias municipais já estão usando o novo sistema e podem agendar atendimentos após a atenção básica. Para evitar que pacientes da capital sejam prejudicados, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) oferecerá suporte nos hospitais estaduais que atendem consultas para a Fundação Municipal de Saúde (FMS). Estes incluem o Hospital Getúlio Vargas (HGV), Hospital da Polícia Militar (HPM), Hospital Infantil Lucídio Portella, Hospital Natan Portella, Hospital do Mocambinho, Hospital Areolino de Abreu e a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa.

“Pacientes que chegarem a esses hospitais com consultas agendadas fora do Regula Piauí não serão prejudicados. A validação do agendamento será feita no próprio hospital, com a apresentação do documento comprobatório. O atendimento não será bloqueado, mas a data pode não ser a mesma”, afirma o secretário de saúde, Antônio Luiz.

O secretário também destacou que, apesar de várias reuniões com a FMS sobre a transição para o sistema de regulação estadual, não houve sucesso em resolver as questões pendentes. Ele ressalta que o Regula Piauí é o único sistema a ser utilizado pelos secretários municipais de saúde e que qualquer agendamento realizado por Teresina não é visualizado pelos hospitais estaduais.

Antônio Luiz enfatizou que pacientes com marcações feitas pela prefeitura de Teresina devem procurar o hospital onde a consulta foi marcada para validar o agendamento conforme a disponibilidade e o critério populacional. Ele concluiu afirmando que o Regula Piauí assegura uma distribuição mais equitativa das vagas entre os municípios, com base no critério populacional, evitando qualquer ingerência.

MENU