Teresina sábado, 16 novembro, 2024

Search
Close this search box.

Hemopi busca ampliar cadastro de doadores de medula óssea no Piauí com evento em Teresina

Hemopi promove evento para promover doação de medula óssea e sangue/Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (20), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) realizará uma roda de conversa em Teresina para discutir a importância do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). O evento, marcado para às 10h, contará com a presença de estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da Uninassau, além de doadores que compartilharão suas experiências de vida. A iniciativa visa conscientizar sobre a doação de medula óssea e cadastrar novos voluntários.

O Brasil possui o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo, com mais de 5,7 milhões de pessoas cadastradas. No Piauí, 99.539 voluntários já fazem parte do Redome, representando 3% da população do estado, número considerado adequado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, Rafael Alencar, diretor-geral do Hemopi, reforça a necessidade de ampliar a diversidade dos perfis no banco de dados, o que aumentaria as chances de compatibilidade para aqueles que aguardam um transplante.

O cadastro de novos doadores pode ser feito durante o evento, além de ser possível atualizar os dados de doadores já registrados via site ou aplicativo do Redome. Desde o início de 2024, o Hemopi já cadastrou 1.395 novos doadores e está próximo de alcançar a marca de 100 mil cadastros no estado. A doação de medula óssea é fundamental para o tratamento de mais de 80 doenças, e a chance de encontrar um doador compatível no Brasil é de até 88% nas fases preliminares de busca.

DESTAQUES DO DIA