Teresina quarta-feira, 22 janeiro, 2025

Search
Close this search box.

Governo do Piauí investirá R$ 100 milhões para combater a falta de água com construção de 14 mil cisternas

Governo do Estado vai construir 14 mil cisternas para famílias que enfrentam escassez de água no Piauí/Foto: Ascom SAF

Em 2025, o Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), dará início à construção de cerca de 14 mil cisternas voltadas para famílias que sofrem com a escassez de água no semiárido piauiense. O investimento, estimado em mais de R$ 100 milhões, visa melhorar as condições de vida e a segurança hídrica de comunidades rurais.

O projeto é resultado de duas iniciativas principais: o Programa Cisternas, desenvolvido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que prevê a instalação de 5 mil cisternas em 37 municípios, e o programa Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), que construirá 9 mil cisternas em mais de 100 municípios.

De acordo com Clébio Coutinho, superintendente de Ações de Apoio à Agricultura Familiar da SAF, a iniciativa beneficiará diretamente mais de 14 mil famílias. “Essas cisternas terão um impacto significativo. Além de armazenar água de qualidade para consumo humano, também atenderão à irrigação da agricultura familiar, contribuindo para a geração de renda e redução de problemas de saúde decorrentes da falta de acesso à água potável”, destacou.

As cisternas são parte de um esforço maior da SAF para fortalecer a infraestrutura hídrica em comunidades rurais, que inclui outras ações como o abastecimento de água, construção de pequenas barragens e sistemas de coleta de água para produção e consumo. Para iniciar a implementação, a SAF realizará oficinas a partir do dia 21 de janeiro em sete municípios estratégicos, como Redenção do Gurgueia, Caracol e Picos. Nessas reuniões, serão apresentadas as diretrizes do programa para representantes de entidades públicas, conselhos e organizações da sociedade civil.

A iniciativa promete trazer um impacto duradouro para a população do semiárido, promovendo não apenas acesso à água, mas também melhores condições de vida e desenvolvimento sustentável nas áreas mais vulneráveis do estado.

Fonte: Governo do Piauí