O governo do Piauí começou as desapropriações necessárias para a ampliação do Metrô de Teresina, com a previsão de pagar aproximadamente R$ 9,5 milhões em indenizações para cerca de 50 famílias afetadas. A primeira fase da desapropriação envolve 13 residências situadas entre as estações dos bairros Parque Ideal e Renascença, na Zona Sudeste da capital, totalizando um valor de R$ 1,7 milhão. O objetivo é permitir a duplicação da linha férrea de 13,5 km, que vai do bairro Itararé até o Centro da cidade, e ampliar a capacidade de transporte do metrô, atendendo um número maior de usuários.
A desapropriação foi autorizada por um decreto publicado no Diário Oficial do Estado em 3 de dezembro, e as famílias já foram cadastradas e informadas sobre o processo pelas assistentes sociais da Secretaria Estadual dos Transportes (Setrans), que também realizaram as avaliações dos imóveis. Com base nesses laudos, será determinado o valor de cada indenização, que será pago por meio de depósito judicial. O processo segue com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), que ajuizará a ação necessária para obter a posse das propriedades.
Além da duplicação da linha férrea, a obra prevê melhorias significativas no sistema de transporte da capital, como a construção de uma nova estação no bairro Colorado, já inaugurada em novembro de 2024. A ampliação da linha permitirá a operação de dois trens simultaneamente em sentidos opostos, aumentando a capacidade do metrô de atender até 12 mil passageiros por dia, superando os 4 mil atendidos atualmente.
Outras ações incluem a reforma das estações Alberto Silva, Frei Serafim, Boa Esperança, Renascença e Itararé, além de um rebaixamento na Avenida Higino Cunha, para a construção de uma passagem inferior, e a criação de um Centro de Controle de Operações (CCO), que será responsável por monitorar os trens em tempo real, garantindo maior eficiência e segurança no transporte.
- Bala na cervical: adolescente baleado pela ex-namorada no Colégio CPI passará por duas cirurgias
- Cartão de confirmação do Enem 2024 reaplicação já está disponível para os candidatos
- Contas de Silvio Mendes são aprovadas pela Justiça Eleitoral com uma ressalva
- Chuva e ventos fortes deixam bairros de Teresina sem energia elétrica
- A importância de analisar pensamentos em diferentes perspectivas na Terapia Cognitiva Comportamental com a Psicóloga Rafaelle Reis