O Governo do Piauí está dando um passo significativo na modernização de sua gestão administrativa ao integrar a inteligência artificial (IA) em suas diversas pastas. Na última sexta-feira (25/10), o secretário de Administração, Samuel Pontes, e o secretário de Inteligência Artificial, André Macêdo, se reuniram para discutir a implementação desse projeto inovador, que terá início pela Secretaria de Administração (SEAD).
Durante a reunião, foi estabelecido que o primeiro foco será a capacitação e o diagnóstico estrutural da SEAD, preparando a equipe para a transição digital. Samuel Pontes destacou a importância de formar os servidores de alta gestão por meio de um curso intensivo em IA, um “Fast MBA” que está previsto para começar ainda este ano. “Essa formação rápida permitirá que os líderes entendam o potencial das ferramentas de IA que já estão disponíveis”, comentou Pontes.
Além da capacitação imediata, um relatório-diagnóstico será elaborado até o final de 2024, com o objetivo de mapear as possibilidades de aplicação da IA em outras secretarias. André Macêdo reforçou que o projeto visa aumentar a compreensão e o uso da inteligência artificial na administração pública, contribuindo para a otimização dos serviços oferecidos à população.
A iniciativa não é isolada; ela se insere em um contexto mais amplo de inovações no Piauí, como o uso de IA para monitorar e prevenir incêndios, além de conectar jovens a oportunidades de emprego por meio de plataformas inteligentes.
- Segundo turno Eleições 2024: Prefeito eleito mais velho tem 77 anos, e o mais mais jovem, 28 anos
- Polícia Militar do Piauí prende suspeitos com arma de fogo em operação no bairro Dilma Rousseff
- Criminosos tentam invadir Hospital em Teresina para execução; SIMEPI denuncia insegurança”
- Silvio Mendes anuncia novos nomes para secretarias; Ismael Silva para Semec e Charles da Silveira para FMS
- Novo golpe está sendo aplicado em pagamentos por aproximação (NFC); Saiba mais