O ex-prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (PRD), terminou seu mandato em 2024 com o título de pior prefeito entre as 26 capitais brasileiras, segundo o ranking divulgado no último sábado (4) pelo Instituto Atlas Intel. A pesquisa, realizada entre 20 de novembro e 15 de dezembro de 2024, ouviu 67.446 pessoas e registrou uma margem de erro entre 1 e 4 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.
Dr. Pessoa obteve uma desaprovação de 91% dos entrevistados, figurando em último lugar no ranking, na 26ª posição. Apenas 4% da população aprovou sua gestão, enquanto 5% não souberam opinar. O índice de desaprovação de Dr. Pessoa reflete a insatisfação generalizada da população de Teresina com a sua administração nos últimos quatro anos.
Em contraste, o prefeito reeleito de Macapá (AP), Dr. Furlan (MDB), obteve o melhor desempenho, sendo o mais bem avaliado do estudo, com 87% de aprovação. Os prefeitos de outras capitais nordestinas também se destacaram, com JHC (PL) de Maceió (AL) ocupando a segunda posição, Bruno Reis (União Brasil) de Salvador (BA) em terceiro, João Campos (PSB) de Recife (PE) em quarto, e Eduardo Braide (PSD) de São Luís (MA) em quinto.
A pesquisa também avaliou os prefeitos em diversas áreas setoriais, destacando as maiores falhas da gestão de Dr. Pessoa. Pelo menos seis setores em Teresina ficaram entre os piores do Brasil, com o ex-prefeito ocupando a 26ª posição em áreas cruciais como Saúde, Transporte, Meio Ambiente e Lazer, Obras públicas, Ordem urbana e segurança pública e Cultura, Turismo e Eventos. A Educação e a Limpeza urbana ficaram em 25º lugar, enquanto a Pavimentação de ruas e calçadas alcançou a 23ª colocação.
- Vereadores de Teresina têm aumento de salário de 31%, elevando para quase 25 mil
- Polícia Civil realiza operação no bairro Santa Maria da Codipe e cumpre 17 mandados de busca e apreensão
- Prefeito Pedro Gomes lança Programa “Cidade + Limpa” em José de Freitas para melhorar limpeza pública e bem-estar dos moradores
- Brasil adota novo esquema de vacinação injetável contra a Poliomielite
- Jogador de Futebol 7, Janff Carlos, morre após três dias internado vítima de AVC Hemorrágico