Teresina quinta-feira, 19 setembro, 2024

Search
Close this search box.

Esquema de extorsão e fraude bancária é alvo de operação da Polícia Federal em Teresina e São Paulo

Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (11/09), a Operação Cherut, com o objetivo de desmantelar um sofisticado esquema de extorsão e fraudes bancárias que envolvia o gerente de uma agência da Caixa Econômica Federal em Teresina, Piauí. O grupo criminoso atuava pressionando o gerente a aprovar empréstimos fraudulentos para empresas de fachada. As investigações revelaram que o esquema gerou um prejuízo superior a R$ 3 milhões.

Com mandados judiciais em duas cidades, a operação cumpriu dois mandados de prisão temporária e dois de busca e apreensão em São Paulo, além de um mandado de busca e apreensão em Teresina. A ação foi desencadeada após a Caixa Econômica detectar uma série de fraudes em empréstimos, o que levantou suspeitas sobre as atividades do grupo criminoso.

O esquema funcionava com o uso de “laranjas”, que abriam empresas fictícias para receber os empréstimos. Sob ameaças, os criminosos obrigavam o gerente da agência a autorizar as operações financeiras ilegais. Ao todo, foram identificadas 35 empresas fantasmas envolvidas.

A operação ganhou mais força após, na última segunda-feira (09/09), uma mulher ser presa em flagrante em Teresina ao tentar obter um empréstimo utilizando dados falsos. Com o avanço das investigações, espera-se que outros envolvidos sejam identificados e responsabilizados pelos crimes, que incluem, além da extorsão, estelionato e falsificação de documentos.

A Polícia Federal segue apurando o caso para desarticular completamente a rede criminosa e recuperar os prejuízos causados à instituição financeira.

DESTAQUES DO DIA

 

MENU